Bem-vindo ao espaço é da UD. Neste espaço apresentaremos as nossas ideias para as eleições legislativas que se realiza ano no país. A sua contribuição será da maior importância para nós. Colabore e vote! Obrigado pelo seu tempo.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

UD apela à calma





COMUNICADO
A UD - União Democrática, Coligação de seis Partidos: PANADE, PALMO, FL, PADRES, PLDM e UDF, concorrente às Eleições Legislativas do próximo dia 28 de Outubro do corrente ano:
1.     Submeteu os processos de candidaturas para a Assembleia da República pelos 11 círculos eleitorais do território nacional e pelos 2 no estrangeiro: África e Resto do Mundo;
2.     Na sequência disto, depois de notificada para suprir irregularidades processuais em apenas 3 círculos eleitorais, nomeadamente: Niassa, Sofala e Inhambane, tendo o feito dentro do prazo estabelecido por lei, se viu na situação de rejeitada em todos os círculos eleitorais;
3.     Perante esta situação de rejeição de listas inteiras, submeteu sua reclamação ao Conselho Constitucional para este se pronunciar sobre a legalidade ou não da tal rejeição pela CNE;
4.     Neste momento, decorrendo o processo da apreciação e análise das reclamações submetidas por todos os Partidos e Coligações afectados, a UD aguarda a decisão final daquele órgão.
5.     Nestas circunstâncias, perante esta situação de espera, a Direcção da UD comunica:
a)       A UD apela a todos os membros, simpatizantes e eleitores em geral, em todos os círculos eleitorais, para que, enquanto o Conselho Constitucional não toma a decisão final, se mantenham calmos, pacientes e para que não tomem qualquer iniciativa de destúrbios.
b)      A Direcção da UD, após a deliberação final do Conselho Constitucional, em momento oportuno dará as devidas orientações.
A BEM DA NAÇÃO E POR ELEIÇÕES LIVRES, JUSTAS, TRANSPARENTES E LIMPAS!

Paulino Nicopola
O Secretário-geral da UD
Maputo, aos 18 de Setembro de 2009

domingo, 6 de setembro de 2009

A UD não vai participar nas eleições?

A UD inscreveu-se e apresentou candidaturas para participar nas eleições legislativas nos 13 círculos eleitorais junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Notificada para suprir algumas irregularidades detectadas pela CNE, fizemo-lo dentro dos prazos previstos.
Quando tudo indicava que esta Coligação fosse concorrer nos 13 círculos em que tinha apresentado candidatura, eis que a CNE delibera afastar esta Coligação de participar nas próximas eleições legislativas. Ainda não estão claras as razões que ditaram o nosso afastamento, pois ainda não tomamos conhecimento oficial da deliberação.
Aguardamos pela comunicação oficial e tomaremos uma posição oficial, depois de reunidos os órgãos da Coligação e analisada a situação.

sábado, 5 de setembro de 2009

União Democrática, uma coligação alternativa para o país

Os seis partidos que se juntam à volta da União Democrática pretendem ser uma alternativa válida no debate parlamentar das grandes questões nacionais.
A União Democrática prestará contas do seu trabalho de oposição aos seus eleitores. Fará um trabalho de oposição.
Durante a próxima legislatura os deputados da União Democrática apresentarão na Assembleia da República propostas fundamentais para a vida dos moçambicanos. Essas propostas representarão em muitos casos uma mudança de políticas que vão melhorar a vida de muitos moçambicanos. São os casos da alteração do modelo de eleição do Presidente da República e  dos Deputados à Assembleia da Republica, que devem passar a ser eleitos em listas uninominais, da diminuição do número de mandatos na Assembleia da República, a alteração profunda do sistema de segurança social, a apresentação de propostas para uma política de habitação social para os jovens entre outras.
Durante a legislatura, a União Democrática contribuirá para novos diálogos que criarão pontes e convergências em questões essenciais como a luta pela democracia e pela responsabilidade dos serviços públicos com deputados das maiorias que tomarem posição pelos direitos sociais, ou com cidadãos independentes e de todas as cores políticas.
A União Democrática, apresenta-se nestas eleições como alternativa. Defende políticas claras que são as prioridades para uma governação que resolva problemas concretos das populações e dignifiquem a pessoa humana. Essas políticas são um compromisso com os eleitores, e será esse compromisso - e só ele - que determinará a actuação da UD no parlamento.

Conheça a União Democrática

A União Democrática, conhecida pela sigla UD, para o presente processo eleitoral, é uma Coligação que congrega 6 (seis) Partidos, nomeadamente, PALMO (Partido Liberal de Moçambique), PANADE (Partido Nacional Democrático), FL (Frente Liberal), PLDM (Partido Livre Democrático de Moçambique), PADRES (Partido da Aliança Democrática de Renovação Social) e UDF (Frente Democrática Unida).

A União Democrática, cujo símbolo eleitoral é o CAJU, concorre apenas para as Legislativas.